Tecnologia em Mecatrônica Industrial

O Tecnólogo em Mecatrônica Industrial tem sua atividade caracterizada pela automação e otimização de processos industriais, atuando na execução de projetos, instalação, manutenção e integração desses processos, além da coordenação de equipes. Robótica, comando numérico computadorizado, sistemas flexíveis de manufatura, planejamento de processo assistido por computador, interfaces homem-máquina, entre outras, são as tecnologias utilizadas por esse profissional. Pode atuar na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação utilizados na automação de processos discretos da manufatura.

Mecatrônica é uma área do conhecimento que pela sua constituição abrange aplicação sinérgica da mecânica, eletroeletrônica, tecnologia de controle e computação aplicada no desenvolvimento de produtos e sistemas, o que facilita a interdisciplinaridade. Dada a sua relevância, o Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial da FATEC-Garça objetiva a formação de profissionais melhor preparados para o ingresso no mercado de trabalho e, para tanto, criou como atividade autônoma, o Projeto Protótipo de Mecatrônica a ser desenvolvido pelos alunos, devidamente, orientados por professores do curso.

Este Projeto pressupõe a interação de conteúdos contemplando as disciplinas de cada termo do curso. Dessa interação, define-se um tema, cujo desenvolvimento, privilegia abordagens nos seus aspectos teórico-prático. Este é o diferencial do Curso de Tecnologia Industrial da FATEC-Garça: o aluno, desde o seu ingresso no curso, tem o compromisso de pensar projetos, elaborá-los e desenvolvê-los e, semestralmente, construir protótipos.

Paralelamente a este trabalho, os alunos terão que apresentar relatórios bimestrais e participar, no mínimo, quatro eventos por semestre, internos ou externos, perfazendo um total de dezesseis horas. A participação deve ser em eventos que possam contribuir para o desenvolvimento dos protótipos.

O Projeto Protótipo de Mecatrônica (PPM) além de propor o exercício do diálogo teoria e prática aos alunos do I, II, III e IV Termos, oportuniza aos alunos do V e VI Termos do curso, um embasamento, um encaminhamento, entre sujeitos, leituras, estudos, discussão e reflexão sobre um referencial para fundamentação e definição do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

PPM / TCC - Procedimentos e Normas

PPM: Projeto Protótipo de Mecatrônica TCC: Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso Artigos Finalizados Fotos Vídeos

 

Downloads

Horários de AulasHorários de Provas Grade Curricular Projeto Pedagógico Regulamento Geral dos Cursos Portaria de Reconhecimento do Curso